Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Aprenda os 3 passos para aprovação na Redação do ENEM [AULA GRÁTIS]

O ENEM 2016 está chegando, e uma das grandes preocupações dos inscritos é a redação, que poderá ajudar o candidato a ser aprovado ou reprovado. As pessoas que irão realizar a prova podem estudar através da internet, contando com exercícios resolvidos, antigos exames e vídeos.

A professora de português, Débora Marasca, dará uma aula online, no dia 02 de junho, às 20 horas, com o objetivo de esclarecer as dúvidas e ajudar os participantes a conseguirem a nota mil. Quais temas são os mais cotados? Como estudar? Como escrever corretamente? Essas são perguntas frequentes, e você aprenderá sobre isso com o Redação Total ENEM.

Como participar da aula de Redação?

A aula de redação ocorrerá no dia 2 de junho, às 20 horas. Para participar, basta ter um computador com acesso a internet, [CONHEÇA O MÉTODO], informando seu nome e e-mail, no dia da aula, você será avisado. Na aula, a professora Débora irá explicar sobre argumentação, coesão e coerência e estrutura da dissertação, dando exemplos onde o aluno poderá aprender na prática. Será disponibilizado material de apoio para estudos. [ASSISTA A GRAVAÇÃO DA AULA]

A Professora Debora Marasca vai te mostrar os 3 passos para uma boa redação (Foto: Divulgação)

A Professora Debora Marasca vai te mostrar os 3 passos para uma boa redação (Foto: Divulgação)

Argumentação na Redação do ENEM

Durante a aula online, a Professora Debora ir´te mostrar várias formas de construir uma boa Redação para o ENEM 2016. Uma das questões fundamentais para o candidato é que ele apresente o seu ponto de vista sobre o assunto. Eles são os grandes responsáveis por estruturar uma redação. Para argumentar bem, o inscrito deverá ter uma boa bagagem de conhecimentos, isso pode ser adquirido através de leitura dos mais variados assuntos ou por experiências do dia a dia.

Veja os possíveis temas de redação para o ENEM 2016, acesse e confira!

É necessário estar bem preparado, o aluno deve treinar muitas redações durante o período de estudo, o que fará criar intimidade com novas palavras e ajudar o candidato a elaborar bons parágrafos.

Reserve sua vaga agora mesmo (Foto: Divulgação)

Reserve sua vaga agora mesmo (Foto: Divulgação)

Existem alguns tipos de argumentação:

Por citação, quando é mencionada alguma pessoa famosa, que pensa igual seu texto.
Por comprovação, as informações contidas no texto serão acompanhadas de números, estatísticas e percentuais.
Por raciocínio lógico, é uma relação de causa e efeito, que afirmam coisas mais pelo lado do senso comum.

Coesão e Coerência na Redação do ENEM

O candidato que domina a coesão e a coerência certamente irá tirar uma boa nota na redação. Essa boa nota pode ser garantida já nas primeiras linhas do texto.

O redator deve ter como objetivo captar a atenção do leitor. Os textos coesos apresentam conexão entre os parágrafos, e possuem uma ordem lógica dos fatos. Para isso cada ideia apresentada deve ter relação com as outras. Os verbos ajudam garantir a coesão em um texto, utilizar dois tempos em uma frase ou parágrafo pode prejudicar a compreensão.

Acompanhe a aula com o material de apoio e fique fera em Redação (Foto: Divulgação)

Acompanhe a aula com o material de apoio e fique fera em Redação (Foto: Divulgação)

A coesão é formada por ideias lógicas de causas e consequências, que façam o leitor entender facilmente as ideias desenvolvidas no texto. Por exemplo: “Estava muito calor, por isso nevou”, a frase não faz sentido, e escrever dessa forma irá arruinar sua nota. Para evitar a incoerência, você não deve escrever sobre mais de um assunto por parágrafo e manter a concentração durante a construção das ideias.

Quer mais dicas de redação? Acesse e confira!

Como fazer a estrutura da dissertação na Redação do ENEM

Um dos conteúdos que a Professora Debora também irá abordar na aula é a estrutura da redação do ENEM, que deve ser composta por três partes, introdução, desenvolvimento e conclusão. Você deve saber o que escrever em cada uma delas, para não confundir e inverter os lugares. [ASSISTA A GRAVAÇÃO DA AULA]

Introdução: Nessa parte você deve expor as ideias e questões que serão abordadas no texto. O escritor deve envolver o leitor já no primeiro parágrafo, mostrando toda a sua criatividade. Uma boa preparação pode ser feita lendo artigos em jornais e revistas.

Desenvolvimento: Nessa etapa você deverá apresentar os seus argumentos e tentar convencer que estão certos. O ideal é que haja dois ou três parágrafos para o desenvolvimento, mas tenha cuidado para não repetir informações.

Conclusão: Está é a última etapa da redação, nela você deve apresentar as soluções para os problemas criados durante o desenvolvimento.

Após a aula é hora de começar a praticar a Redação (Foto: Divulgação)

Após a aula é hora de começar a praticar a Redação (Foto: Divulgação)

Então se você quer ser fera em redação e tirar nota máxima na prova do ENEM 2016, não se esqueça, a Professora Debora Marasca vai te ensinar 3 passos para a aprovação na Redação do ENEM 2016. Não se esqueça de reservar sua vaga [CONHEÇA O MÉTODO] . Acompanhe a aula online e gratuita com o material de apoio e tire todas as suas dúvidas sobre Redação.

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!