Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Ainda Não Escolhi a Profissão que Quero Seguir: O que Fazer?

A escolha de uma profissão pode ser um grande dilema para muitas pessoas. Realmente são poucos que sabem o que querem fazer antes de terminar os seus estudos. É muito comum também vermos pessoas que conseguiram escolher uma profissão rapidamente, mas que desistiram no meio da faculdade ou depois que se formaram começaram a trabalhar em outra área.

Muitos acham que a escolha da profissão precisa ser definitiva, mas você pode mudar de ideia ao longo do caminho e optar por outra atividade. A seguir, veja algumas dicas para que você consiga escolher a profissão que deseja seguir.

O que você gosta de fazer?

O primeiro passo para chegar na profissão que você vai seguir é observar quais são os seus gostos, seus hobbies, o que você gosta de fazer. Muitas vezes algo que parece bobo, uma atividade apenas que fazemos por diversão, pode se tornar na nossa profissão um dia. Faça uma lista com todas as coisas que você gosta de fazer e, ao lado, uma lista das coisas que você não gosta de fazer.

Ainda Não Escolhi a Profissão que Quero Seguir: O que Fazer?

Ainda Não Escolhi a Profissão que Quero Seguir: O que Fazer? Imagem:divulgação

Depois, veja se entre as coisas que você gosta de fazer, há alguma atividade que se encaixa em uma profissão existente. Vale lembrar que você não precisa considerar aqui apenas os cursos de graduação, considere também os cursos técnicos e tecnólogos.

Faça um teste vocacional

Nem sempre o teste vocacional irá apontar uma profissão que se encaixa com o seu perfil e seus gostos pessoais, mas é válido fazê-lo. A dica é que você procure um profissional psicólogo e faça um teste vocacional com ele, dessa forma há ainda mais chances do resultado lhe agradar. O teste vocacional engloba algumas perguntas pessoais sobre você e seus objetivos para a vida, seja totalmente sincero.

Acesse e saiba mais informações: 5 ERROS QUE OS ALUNOS COMETEM NA HORA DE ESCOLHER O CURSO

Pesquise sobre as faculdades e carreiras

Depois de tudo isso, você pode começar a procurar pelas carreiras e faculdades que lhe interessem. Há centenas de vídeos no Youtube onde estudantes de diferentes cursos falam sobre a grade curricular, materiais usados e o que se aprende na profissão. Dessa forma você pode ter uma ideia mais realista de como é determinada carreira.

Ainda Não Escolhi a Profissão que Quero Seguir: O que Fazer?

Ainda Não Escolhi a Profissão que Quero Seguir: O que Fazer?

De repente, vai que você encontra uma carreira que lhe desperta a atenção? Sempre é válido tentar. Veja os cursos de graduação, tecnólogo e técnicos em várias instituições, confira o modo de ingresso, turno e todos os demais detalhes.

Acesse e saiba mais informações: 7 Aplicativos que podem te ajudar nos estudos

Curso técnico antes da graduação

Você sabia que em alguns casos fazer um curso técnico antes da graduação pode te ajudar a ter certeza se é realmente essa profissão que você deseja seguir? Os cursos técnicos duram, em média, dois anos e, no máximo, três. Muitas profissões que possuem curso de graduação também possuem um curso técnico.

Se você fazê-lo e descobrir que não gostou da área, poderá partir para outra e nem terá perdido tanto tempo assim. Sem falar que os cursos técnicos em sua maioria são gratuitos e ainda podem ser realizados a distância. Faça uma boa procura e inicie seus estudos.

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!