Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

8 Dicas de redação para o ENEM 2016

A redação é muito importante no Enem, ela pode decidir o seu futuro. Todas as faculdades e programas exigem que o estudante tire no mínimo 450 pontos na prova e não zere a redação. Ou seja, mesmo que você tire 700 pontos, se zerar a redação você não consegue entrar para nenhuma faculdade.

A redação é importante porque você precisa respeitar os direitos humanos, e as leis de ortografia e gramática do português. Além disso, você precisa argumentar sobre o tema proposto e fazer uma redação rica em conteúdo para conseguir uma boa nota. Fazendo uma ótima redação, você garante a sua nota, por isso que é necessário muito estudo e conhecimento sobre os acontecimentos do Brasil e do mundo.

A redação talvez seja a parte mais importante do ENEM e por isso os candidatos começam a estudar meses antes para se saírem bem. Abaixo você confere 8 dicas de redação para o ENEM 2016.

1 – Conheça a gramática e a ortografia

Esse é um passo muito importante, leia muitos livros e procure saber as regras de gramática para não errar na hora da redação. Os livros ajudam muito nesse quesito, pois neles você encontra novas palavras e ainda pode aprender onde deve colocar a vírgula, o acento e muito mais coisas. Saber escrever corretamente é um grande ponto em uma redação.

2 – Pratique a escrita em casa

Treinar em casa fazendo redações sobre assuntos do momento é uma ótima forma de se preparar. Pense nos últimos acontecimentos do mundo ou peça para algum familiar lhe dar um tema e comece a redação. Faça isso várias vezes até sentir que está pronto para o Enem. Dessa forma, você terá mais habilidade para colocar argumentos e escrever com coerência ao tema dado.

7 dicas matadoras para o vestibular 2016 02

3 – Leia muito

Mais uma vez eu falo dos livros aqui. Ler é muito importante para aumentar o seu conhecimento tanto de palavras, como de imaginação. A leitura é uma ótima porta para abrir a imaginação e a criatividade, dessa forma você pode encontrar mais facilidade para argumentar na hora da redação. Além disso, fazer citações na redação enriquece muito o texto, os livros podem ajudar nisso também.

4 – Analise os temas dos anos anteriores

Cada ano é um tema diferente, mas analisando o tema dos anos anteriores você pode acabar percebendo o que os leva a definir aquele tema. Dessa forma, você também pode procurar dicas de novos temas para 2016 e fazer uma redação para cada um deles.

5 – Esteja por dentro das novidades e acontecimentos

Geralmente, os temas são voltados para acontecimentos do mundo inteiro como, por exemplo, o racismo, o preconceito, a homossexualidade, a crise econômica e diversos outros temas que estão em debate no mundo de hoje. Ficar por dentro de tudo isso é fundamental para que você saiba argumentar e falar sobre na hora da redação.

6 – Estude os direitos humanos

Uma das regras da redação do ENEM é respeitar os direitos humanos. Se você não está ciente de todos os direitos, corra pesquisar e ficar por dentro de tudo para não cometer um deslize. O seu texto deve conter uma solução para o tema proposto, se você descriminar ou falar mal de alguém nele, será desclassificado imediatamente.

7 – Os textos de apoio

Muitas pessoas acabam ficando nervosas e sem querer acabam copiando algo dos textos de apoio, isso não deve acontecer. Se você copiar algo dos textos de apoio, sua redação será zerada imediatamente. Use-os apenas como um apoio para novos argumentos. Deixe sua criatividade fluir de acordo com o tema e todas as informações que obteve durante o tempo em que estudou e se preparou para a redação do ENEM;

8 – Use mais de 7 linhas

Essa dica pode parecer bobagem, mas é importantíssima. Se você escrever apenas 7 linhas ou menos que isso, sua redação será zerada. Escreva o máximo que puder nas 30 linhas dadas aos candidatos. Exponha suas ideias, defenda-as e use argumentos, mas lembre-se, nunca exagere, faça um texto coerente que chame a atenção de quem o estiver lendo.

banner_apostila_600x300_1

Seguindo todas as dicas de redação para o ENEM 2016 com certeza você fará um excelente texto e obterá uma nota satisfatória. Mas lembre-se que a escrita deve ser a melhor possível evite cometer erros de português e faça uma letra que seja legível.

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!