Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

7 Universidades de Portugal que aceitam nota do enem

Você já pensou em fazer sua graduação fora do país? Isso é possível e está ao seu alcance. Isso porque a parceria entre o INEP e Portugal é imensa e, desde 2014, algumas universidades de lá aceitam a nota do ENEM como forma de ingresso.

Isso torna possível que muitos estudantes brasileiros, além de tentarem a sorte aqui, tentem uma vaga na Europa. No entanto, como nem tudo são flores, ainda há gastos que devem ser cobertos por todos os alunos estrangeiros. Veja mais informações a seguir.

7 Universidades de Portugal que aceitam nota do enem

7 Universidades de Portugal que aceitam nota do enem

Como Ingressar na Universidade em Portugal

A parceria do MEC com Portugal já vem desde 2014 e inclui diferentes universidades, como de Lisboa e Coimbra. Com essa parceria, os estudantes brasileiros podem se inscrever para o processo seletivo da universidade usando a nota do ENEM. As notas mínimas exigidas no país variam de 500 a 600, dependendo de cada curso e instituição, pois cada uma estabelece suas próprias regras.

A graduação em Portugal pode durar de 3 a 5 anos e ainda existe a possibilidade de integrar a um curso de pós-graduação. Para conseguir a vaga o aluno deve participar do processo de seleção da universidade desejada. Tudo acontece entre os meses de maio a agosto, com o ano letivo sendo iniciado em setembro.

Assista:5 Possíveis Temas de Redação do Enem com chances reais de cair na prova

Gastos com o Estudo em Portugal

Mesmo se inscrevendo para uma universidade pública, os estudantes brasileiros ainda precisam desembolsar uma boa quantia de dinheiro. Isso porque os estrangeiros que forem selecionados precisam arcar com uma taxa anual de até 7 mil euros, que equivale a mais ou menos R$24 mil reais. Além disso, também há taxas de seleção e a taxa de matrícula.

Para melhorar a situação existe a possibilidade de concorrer a uma bolsa de estudos e gastar menos, mas elas são destinadas para aqueles com as melhores notas no ENEM. Se você possui cidadania de algum país da União Europeia, a notícia é boa: o governo subsidia grande parte do seu curso, com os gastos ficando em torno de mil euros, cerca de R$3,4 mil reais.

Universidades de Portugal que aceitam a nota do ENEM

Atualmente já são 18 universidades de Portugal que aceitam estudantes com a nota do ENEM. Entre elas, podemos destacar as seguintes: Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, Universidade da Madeira, Instituto Politécnico de Viseu, Instituto Politécnico de Santarém, Universidade do Minho e Universidade de Algarve.

Antes de se matricular, lembre-se que ao final do curso é preciso verificar com o MEC se o certificado obtido será válido no Brasil. Além disso, lembre-se que, ao ser admitido na escola, você poderá obter um visto de estudante que durará o tempo da graduação, mas ele não lhe dá o direito de trabalhar. Caso consiga um emprego, deverá solicitar um visto de trabalho.

7 Universidades de Portugal que aceitam nota do enem

7 Universidades de Portugal que aceitam nota do enem

Estudar Fora: Vale a Pena?

Ao ingressar em uma universidade fora do país você terá a chance de conhecer uma nova cultura, aprender uma nova língua e fazer amizades. Além disso, as empresas valorizam muito pessoas que já viajaram para outros países e até mesmo estudaram

lá. Invista no seu futuro e nos seus estudos, por isso, dependendo da renda que você tem guardada, vale muito a pena fazer uma graduação fora do país.

 

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!