Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

7 Erros de quem estuda para o ENEM – Saiba como evitar!

Que o ENEM se tornou mais importante nos últimos anos ninguém discute. O ENEM se tornou a porta de entrada de muitas pessoas em Universidades que antes o acesso era mais difícil e seletivo. Como consequência dessa maior importância, ele também se tornou um exame mais difícil, até mesmo do que algumas provas de Vestibulares temidos pelos candidatos.

Estude da forma correta para o ENEM 2016 (Foto: Divulgação)

Estude da forma correta para o ENEM 2016 (Foto: Divulgação)

Por conta de todos esses fatores, uma preparação deve ser totalmente programada e bem executada para que o êxito ao final desta maratona de estudos seja positivo. Porém, ainda há estudantes que não se planejam e acabam cometendo erros comuns de quem estuda para o ENEM, mas que podem atrapalhar e muito o objetivo final.

Erros de quem estuda para o ENEM 2016

Erros durante os estudos e preparação para a prova do ENEM são mais comuns do que imaginamos. Às vezes esses erros são imperceptíveis para o estudante e acabam modificando um planejamento que até começa corretamente. Confira 7 erros mais destacados para quem estuda para o ENEM 2016:

1 – Não fazer o planejamento dos estudos: Estudar muitas matérias exige estratégia. Aproveitamento do tempo. Diminuir o período de estudo na disciplina onde se sai melhor e focar mais na que não sabe. Mas, se já viu que a mais difícil não é para você mesmo, deve abandoná-la e ir para outra. Isso é ser um estrategista e conseguir estudar ao máximo o conteúdo que precisa. Até porque você não sabe o que cai no Enem exatamente.

2 – Dormir mal e não dar ao cérebro o descanso merecido: Não precisa e nem deve se amarrar à cama, mas dormir de 8 a 9 horas por dia, sendo um adolescente, que pode precisar de um pouco mais de disposição, é um segredo para estudar bem e ter o raciocínio necessário em uma avaliação como o Enem.

Erros que você deve evitar nos estudos para o ENEM (Foto: Divulgação)

Erros que você deve evitar nos estudos para o ENEM (Foto: Divulgação)

3 – Teoria e decoreba: Um dos erros mais comuns entre os candidatos é se contentar com a teoria (em todas as disciplinas) e decorar simplesmente a matéria, contando com a memória nos dias de provas. Isso, contudo, não é eficiente: no dia da prova, é possível que o nervosismo e o cansaço impactem negativamente no que guardou na memória. É preciso que haja entendimento do assunto e não apenas a memorização pura e simples das matérias.

4 – Não resolver provas anteriores: Esta é uma estratégia fundamental durante o período de preparação para o exame e que muitas vezes é deixada de lado – um erro comum entre os estudantes. O download das provas anteriores é gratuito é dará a você mais profundidade sobre o que é esperado do estudante nas provas e o apresenta o formato geral das questões. É ainda uma forma de analisar o que precisa ser revisto e os seus pontos mais fortes.

Veja como é possível desvendar todos os segredos do ENEM. Clique e saiba mais!

5 – Fazer anotações e depois não conseguir decifrá-las: Essa história de anotar qualquer coisa, em qualquer lugar e que ninguém entende, parece um objeto não identificado no seu caderno, sabe? Então, essa anotação aí, feita às pressas, não adianta de nada. Afinal, você nunca vai conseguir lembrar de todos os detalhes que ela deveria te fazer recordar. A anotação para ser válida e poder ser utilizada na hora do estudo, deve ser completa e clara para facilitar no momento do aprendizado e da memorização do conteúdo.

6 – Ter dúvidas e esquecer de esclarecê-las: Sempre que surgir alguma dúvida, já esclareça, caso esteja na aula ou no cursinho. Caso esteja estudando sozinho, anote a dúvida e busque você mesmo saná-la, ou tire a dúvida na próxima aula com o professor. O que não pode acontecer é ter a dúvida e deixá-la de lado.

Tire todas as suas dúvidas para aproveitar melhor o seus estudos (Foto: Divulgação)

Tire todas as suas dúvidas para aproveitar melhor o seus estudos (Foto: Divulgação)

7 – Deixar para estudar em cima da hora não ajuda a ter boa nota no Enem: Quem acredita que consegue estudar tudo nos últimos meses que antecede a prova está enganado. Concentrar todas as suas energias só no último instante vai te sobrecarregar e não lhe deixará com conhecimento necessário para a execução da prova.

Como corrigir os erros a tempo do ENEM 2016

Os erros que citamos acima são bem mais comuns do que imaginamos. Para corrigir esses erros a tempo de ter um bom resultado no ENEM 2016, o estudante deve compartilhar o que está sendo feito e planejado com outras pessoas. Pode ser outros colegas de classe, professores da escola ou do cursinho, professores particulares ou até mesmo pais e familiares. Essas pessoas que estão “de fora” de sua rotina, podem dar sugestões e reparos importantes para você corrigir os erros.

Importância da redação no ENEM 2016

A redação do ENEM é muito valorizada. É nela que os examinadores veem como os estudantes pensam, se comunicam, qual a desenvoltura que têm e como se portam perante a sociedade. Se você não sabe como construir a redação e não leu bastante durante o período de estudos, se dar mal na prova pode ser inevitável.

A redação tem um peso muito grande na nota final (Foto: Divulgação)

A redação tem um peso muito grande na nota final (Foto: Divulgação)

Para não zerar na redação, o estudante deve estar antenado e atualizado sobre o que acontece à sua volta, especialmente no país onde vive. Ler, ouvir e assistir às notícias do mundo te darão conteúdo para discorrer durante a redação e com isso formar opinião e argumentar em seu texto.

É preciso ficar ligado nos possíveis temas de redação do ENEM. Pois o MEC não anuncia o tema da prova de redação, mas pode apostar que é sempre um assunto popular e importante e que você certamente deveria saber.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!