Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

5 dicas para passar no vestibular

Passar no vestibular de qualquer universidade pública não é fácil. Muitos candidatos estudam o ano inteiro para isso, mas no dia da prova estão muito nervosos e por isso acabam errando questões básicas. Dessa maneira, separamos algumas dicas para ajudar aqueles que desejam fazer o próximo Vestibular, como o plano de estudos e as metas semanais com cada assunto específico. Veja as 5 dicas para passar no vestibular.

1 – Planejar é preciso

Antes de começar a estudar, é importante fazer um planejamento, com as metas da semana, incluindo os assuntos que devem ser estudados de cada matéria, durante o período. Um plano de estudo ajuda a ganhar tempo e permite criar uma rotina programada, com prazos e tarefas, ajudando a aprender todos os conteúdos até o dia da prova.

Foto: Divulgação

Depois de fazer o planejamento, o estudante deve escolher um lugar tranquilo para estudar, sem objetos ou barulhos que causem interferência na sua concentração. Desligue o celular, a televisão, o computador e o rádio para focar somente no conteúdo. Também não adianta estudar com fome ou cansado, respeite o seu corpo escolhendo horários que você esteja mais disposto, isso ajuda na concentração.

2 – Cuide também do seu corpo

O psicológico é muito importante na hora da prova, por isso é bom ter um bom preparo para não deixar o nervosismo atrapalhar. Faça exercícios de meditação e respiração para diminuir a ansiedade. Não adianta estudar 15 horas por dia, quando estiver próxima a data da prova, é melhor focar no que sabe do que tentar aprender algo novo poucos dias antes do vestibular. Isso só vai deixar o candidato nervoso, o vestibular não é a última prova da sua vida e todos estão no mesmo barco.

Faça um esquema de estudo de acordo com o seu gosto, assistindo a vídeos, ou fazendo resumos, resolvendo exercícios. Também é interessante reproduzir o conteúdo com as próprias palavras para fixar o conhecimento.

3 – Encontre seus pontos fracos

Refaça provas anteriores e simulados, para verificar quais são os seus pontos fracos e corrigir as respostas erradas. Leia jornais, revistas, portais de comunicação, sempre se mantenha atualizado com as notícias do mundo.  Na hora da prova comece o exame por aqueles que conteúdos que você mais sabe. Se gosta de história, comece por essa prova.

Veja quais são as 7 carreiras mais promissoras até 2020! Clique e confira!

Não se esqueça da prova de redação e se possível, faça dois textos por semana pelo menos com o mesmo tempo que terá no vestibular. Como se estivesse na prova. Aqueles que não fazem cursinho devem organizar o seu tempo, de acordo com os conteúdos de estudo. Manter essa rotina é importante para manter a concentração, já que este estudante não tem o apoio direto de um professor. O tempo de estudo deve ser em média seis horas por dia.

4 – Utilize a tecnologia a seu favor

Use a Internet a seu favor, nela é possível encontrar vídeo-aulas, simulados, resolução de questões, apostilas e livros gratuitos. Ela é um grande auxílio, principalmente, para quem estuda em casa. Seguir perfis de redes sociais de cursinhos e professores também ajuda a conseguir dicas de provas e conteúdos.

Foto: Estudante - Divulgação

Foto: Estudante – Divulgação

Há sites que oferecem até aulas gratuitas de determinados conteúdos. Também mantenha contato com outras pessoas que estão estudando para vestibular, vocês podem tirar dúvidas em conjunto e trocar conhecimento ou experiências.

5 – Momentos de descanso

Descanse e tenha uma vida social. Não adianta estudar de seis a oito horas direto sem intervalo, porque o seu cérebro não vai assimilar tudo. Saia com os seus amigos, namorado ou namorada, seus familiares no final de semana, pois também é preciso relaxar a cabeça para não ficar ansioso demais no dia da prova ou até doente. O certo é equilibrar boas doses de descanso e diversão com boas horas de estudo.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!