Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

13 Dicas infalíveis para passar no vestibular

Se em 2016 você deseja passar no vestibular é importante que você já comece a se preparar para a maratona de estudos, até porque os vestibulares estão cada vez mais concorridos. Então chegou a hora de dar aquela sumida das festas e começar a se dedicar aos livros, apostilas, jornais e etc. Muitas pessoas não tem o costume de estudar diariamente e por isso começar uma rotina de estudos é muito difícil, mas com nossas dicas você vai ver que é bem simples conseguir um boa nota no vestibular, confira.

Dicas para passar no vestibular

1 – Rotina de estudos

A rotina de estudos extremamente importante para quem deseja se dar bem nos vestibulares, mas acontece que não é fácil virar um grande estudioso da noite pro dia não é mesmo? Então comece devagar, mas com foco, nada de estudar um dia e nos outros seguintes ficar jogado na frente da televisão. Você não precisa começar estudando 5 horas por dia, mas dar uma boa revisada todos os dias já é um começo, em pouco tempo você vai criando o hábito.

Estudando em casa (Foto: Divulgação)

Estudando em casa (Foto: Divulgação)

2 – Leia muito

A leitura faz parte da vida do estudante, até porque em todas as matérias você precisa ler, até mesmo as de exatas que possuem uma grande teoria por trás. A dica é que quando for ler você fique longe de tudo que possa ser usado como distração, ou seja, redes sociais, celulares e vídeo games devem estar longe de você.

3 – Organize um local para seus estudos

Outro ponto importante, ainda sobre a leitura, é que você procure um bom lugar para ler, nada de deitar na cama ou ler em lugares barulhentos, a cama vai te deixar com um sono enorme, ainda mais se for uma leitura sobre uma matéria que você não gosta muito, e lugares barulhentos tiram sua atenção, então procure o lugar certo, bibliotecas são sempre ótimas soluções.

4 –Faça pausas programadas

Faça intervalos durante o estudo, estudou durante 1 hora seguida? Faça uma pausa de 10 minutos, ande um pouco, relaxe, depois volte para a frente dos livros e cadernos. Sem essa pausa você vai se cansar muito rápido e ai não vai absorver nada do que foi aprendido.

Separe um tempo para descansar (Foto: Divulgação)

Separe um tempo para descansar (Foto: Divulgação)

5 – Utilize seu período mais produtivo

Outro fator importante é descobrir em qual período do dia você se sente mais produtivo, algumas pessoas preferem acordar cedo e fazer tudo no período da manhã, enquanto outras pessoas não conseguem ter tanta força de vontade logo pela manhã. Então veja qual o horário você se dá melhor com os estudos.

Acesse e veja as 7 carreiras mais promissoras para 2020!

Redação nota 1000 é possível, clique saiba como!

6 – Separe o conteúdo mais importante

Faça marcações, anotações, deixe separado tudo o que considera importante, e também naqueles assuntos que você não conseguiu entender muito bem, depois fica mais fácil de fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre aquele determinado assunto, e também fica mais fácil de estudar quando você tem o essencial para as provas.

7 –Faça resumos

Resumos são excelentes, eles te ajudam a guardar e a entender tudo o que foi lido ali, matérias como história, por exemplo, ficam muito mais fáceis quando você lê e faz um resumo daquele assunto. Depois quando for revisar você poderá estudar pelo resumo, bem mais fácil não é mesmo?

Leitura (Imagem: Divulgação)

Leitura (Imagem: Divulgação)

8 – Plano de estudos

Crie um plano de estudos, isso vai te ajudar muito na hora de estudar. Os planos de estudo podem funcionar de várias maneiras, a dica é você fazer um cronograma com os dias da semana e deixar separado quais matérias que você vai estudar, por exemplo:

• Segunda : Português e matemática
• Terça: História e Física e redação
• Quarta: Química e geografia
• Quinta: Biologia e Literatura redação
• Sexta: Geometria
• Sábado e Domingo : revisão e redação

9 – Informe-se com Jornais, Revistas, Sites de notícia

Leia para conseguir escrever e se expressar melhor. A redação é considerada a parte mais importante em uma prova de vestibular, e não existe melhor maneira do que aprender a fazer uma boa redação se não for lendo bastante.

10 –Estude a gramática

Ler também vai te ajudar a aprender gramática, e todo mundo sabe que a língua portuguesa não é nada fácil não é mesmo? Através da leitura você vai conseguir guardar e entender todas aquelas regras de acentuação que complicam bastante a vida de quem tá fazendo redação.

banner_apostila_728x90_1

11 – Alterne as leituras

Uma dica para absorver bem o conteúdo da matéria é fazer uma leitura rápida e em seguida fazer uma segunda leitura, dessa vez com mais calma, mantendo o foco e fazendo algumas anotações. Você vai perceber que vai entender e memorizar muito mais o assunto.

12 – Utilize exemplos práticos

No caso de matérias exatas, a dica para memorizar bem o assunto é procurar por exemplos práticos, até porque são matérias que, por mais que a leitura seja indispensável, é necessário que você entenda exatamente todos os passos para chegar no x da questão.

13 –Revise o conteúdo

As revisões são extremamente importantes, isso porque cerca de 50% de tudo o que você ouve e vê, some da sua memória depois de três dias, ou seja, é importante estar sempre revisando para que você consiga, de fato, memorizar aquele assunto.

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!